Inset Indica: Untitled Goose Game, o ganso mais tiltante do mundo

Denner Perazzo

Publicado 01/jul5 min de leitura

Resumo

Jogue com um perturbado ganso no game em que seu objetivo principal é infernizar a vida das pessoas

Confira nosso vídeo sobre Untitled Goose Game!

É preciso dizer: nunca ser um ganso foi tão divertido. O gingado autêntico, o bater das asas, a vocalização maravilhosa – “Honk!”, um botão dedicado apenas para grasnar – é tudo tão maravilhosamente animado e cativante. E você pode viver o sonho de qualquer ganso: ser absolutamente idiota com todos.

Untitled Goose Game é um jogo de 2019 no qual, sim, você está na pele de um ganso. E não é um ganso qualquer, mas um ganso em uma missão. Situado em uma cidade rural que se assemelha a uma pacata vila inglesa, cada fase do jogo exige que você complete certas tarefas que são marcadas na sua lista gansosa de objetivos.

Molhe o jardineiro acionando seus aspersores, ou roube suas chaves e, depois, amarre sorrateiramente os cadarços de um menino, quando ele está distraído, para que ele caia. Ser um ganso é incrível. Ser um ganso idiota é ainda melhor.

Sendo assim, aqui está o review do Inset Indica desta semana sobre Untitled Goose Game.

Untitled Goose Game
Foto: Iara Ferreira/Divulgação

Jogabilidade

HONK! HONK! HONK! Irritante, não é? Imagine ser um dos NPCs do Goose Game. Eles passam pelo inferno. Bem, eles fazem quando eu sou o ganso. O mundo é basicamente aberto, mas você progride agitando as pessoas o suficiente para que elas coloquem um sinal ou algo sinalizando que já estão fartas de você e, involuntariamente, desbloqueiam o próximo nível.

Seu primeiro conjunto de desafios inclui roubar os ingredientes para um piquenique, molhar o jardineiro e trancá-lo fora do jardim. O que é brilhante no Goose Game é que todas as maneiras de resolver o desafio são lógicas.

A respeito dos desafios que ficam disponíveis na sua lista, há um adorável elemento de tentativa e erro que me lembra os níveis de sandbox em Hitman. Você pode fazer qualquer coisa sem penalidade real, pois a rotina dos níveis é reiniciada e restaurada. O jogo sandbox é a melhor maneira de descrevê-lo realmente, com alguns elementos furtivos muito suaves.

A qualquer momento, você pode abrir sua lista de tarefas e itens colecionáveis, e essas metas serão marcadas à medida que forem concluídas. Cada área oferece uma nova lista de atividades específicas para aquele local, bem como uma missão colecionável, como coletar suprimentos para piquenique no primeiro nível ou furtar um pouco no segundo.

Alguns objetivos são simples, enquanto outros exigem um pouco mais de reflexão e planejamento e outros são objetivos totalmente secretos, que são deixados para descoberta acidental ou se você pesquisar sobre na internet.

Há algumas coisas bem aleatórias para fazer neste jogo que você nunca pensaria em fazer em um milhão de anos, como abrir um guarda-chuva dentro de casa. Mesmo as atividades mais óbvias ainda exigirão algumas tentativas e erros para descobrir a sequência adequada de eventos e o momento.

Untitled Goose Game
Foto: Panic/Reprodução

Os controles são excelentes, com botões dedicados para grasnar (HONK!) e bater as asas que, quando usados ​​juntos, podem ser bastante intimidantes, especialmente para personagens com a visão ruim. Você também tem um botão de esgueirar, que abaixa o pescoço e faz você deslizar pelo chão, se esgueirando por baixo e atrás de objetos ou se escondendo em arbustos esperando para atacar.

O botão de corrida aumentará sua velocidade, mas nunca o suficiente para ultrapassar a maioria dos humanos no jogo, a menos que você tenha uma boa vantagem e sua capacidade de fazer curvas seja muito boa.

A IA dos humanos é bastante previsível, pois eles vivem suas vidas diárias criando padrões únicos, mas repetitivos, para você descobrir e se inserir para completar seus objetivos em cada fase antes de seguir em frente. Bolhas de nuvem com ícones de itens aparecerão acima de suas cabeças, indicando sua próxima tarefa ou talvez uma observação de algo ausente ou fora do lugar. Os ícones de bolhas correspondem aos itens do jogo, para que você possa descobrir quais itens são úteis no mundo.

Cada item tem um lugar e você pode usar isso a seu favor para mexer com os humanos. Uma vez que você tenha completado os objetivos da sua lista, um evento roteirizado acontecerá, permitindo ir para a próxima fase. Eventualmente, poderá desbloquear portões que permitirão que você circule de volta para todas as áreas do mapa para enfrentar essas listas de desafios ocultos.

A apresentação de Untitled Goose Game é uma perfeição minimalista, com gráficos estilizados e intencionalmente simples que parecem um jogo dos anos 2000. Os personagens sem rosto conseguem se expressar com linguagem corporal e gestos semelhantes a mímicas e encantadoras animações.

O ganso é maravilhosamente animado em todos os seus movimentos. Bamboleando, correndo, nadando em círculos ao redor do lago, ou enfiando a cabeça para fora de um arbusto como um periscópio. E todas essas animações e gráficos encantadores são acompanhados por uma trilha sonora deliciosa, como algo que você ouviria enquanto assistia a um filme mudo de antigamente.

Untitled Goose Game
Foto: Panic/Reprodução

Conclusão

No geral, Untitled Goose Game é uma maneira divertida de passar algumas muitas horas. O jogo é agradável aos olhos, com seu estilo visual oferecendo a quantidade certa de detalhes e com risadas garantidas. O que faz o jogo funcionar é o charme da premissa e o quão acessível ela é para todos os públicos. É facilmente um jogo que você pode jogar quando precisa de uma pausa do mundo. Eu sei que, quando as coisas estão um pouco difíceis, eu posso simplesmente abrir o jogo e perseguir ou ser perseguido por alguns aldeões.

O tom alegre e paleta cria a atmosfera perfeita para as travessuras que você fará. Fiquei surpreso como o jogo nunca perdeu minha atenção nas várias tarefas que tive que realizar. A jogatina é suave e confiante, além dos controles serem muito simples, fazendo com que jogabilidade seja instantaneamente convidativa e você percorra diferentes partes da vila com várias tarefas para fazer.

Esse tipo de caos controlado é o alívio perfeito do mundo. É o jogo de que precisamos agora. Untitled Goose Game vai contra a corrente para oferecer uma experiência curta, mas doce, divertida e alegre. Escapismo em que o mundo não está em jogo, você não precisa se preocupar se outros jogadores estão ficando melhores do que você, e você não precisa gastar dinheiro para avançar na história. Você é um ganso. Você causa o mal. É brilhante em sua simplicidade. Jogue Untitled Goose Game!

Denner Perazzo

Repórter


Compartilhe essa notícia


Esse conteúdo foi útil?

Siga o Inset

Conheça o Inter

De banco digital para plataforma de serviços integrados: o Inter se reinventou e cria o que simplifica a vida das pessoas.