Entenda o que é um monitor com painel IPS e seus benefícios

Denner Perazzo

Publicado 23/nov3 min de leitura

Resumo

Com a chegada da Black Friday, telas com esse tipo de tecnologia tendem a ser muito procuradas

Foto: Envato Elements/Divulgação
Monitores com a tecnologia serão muito procurados na Black Friday (Foto: Envato Elements)

Ao comprar um monitor, você pode encontrar o termo IPS, abreviação de “In-Plane Switching” para descrever um certo tipo de tela. Então, o que esse termo significa e quais são os benefícios de um monitor IPS em relação às tecnologias alternativas?

IPS é uma tecnologia LCD

Existem vários tipos diferentes de visores de cristal líquido (LCDs), todos os quais usam retroiluminação por LED e são frequentemente chamados de visores “LED-LCD”. Os painéis IPS são uma dessas implementações e foram projetados para melhorar os primeiros modelos Twisted Nematic (TN) que sofriam com alguns ângulos de visão e reprodução de cores ruins.

O termo IPS é derivado da maneira como os cristais são dispostos dentro do LCD. Em um painel IPS, esses cristais estão alinhados horizontalmente em todos os momentos e giram paralelamente (no plano) quando a tensão é aplicada. Isso permite que a luz passe e que uma imagem seja exibida na tela.

Embora os painéis IPS sejam superiores em alguns aspectos a outros tipos de painéis LCD, eles ainda estão limitados por questões de tecnologia. Notavelmente, os LCDs devem bloquear a luz de fundo para exibir o preto, o que muitas vezes pode resultar em pretos desbotados ou desiguais.

Isso evita que eles alcancem os tons de preto possíveis com telas OLED, que são auto-emissivas. Alguns monitores LCD usam escurecimento completo local de matriz para melhorar a reprodução do preto, mas isso pode resultar em “ghosts” (fantasmas) ou “blooming” (desbotamento) desagradáveis ao redor das bordas de objetos brilhantes.

Embora o IPS seja um termo cunhado pela LG, uma tecnologia semelhante chamada PLS (Plane-to-Line Switching) se comporta da mesma maneira, mas foi projetada pela Samsung. O desempenho é semelhante o suficiente para que o termo IPS possa ser usado por alguns para se referir a uma exibição do tipo PLS.

Os benefícios de uma tela IPS

Os monitores IPS oferecem os ângulos de visão mais amplos de qualquer tecnologia LCD. Isso os torna ideais para uso em televisores e monitores que serão vistos de qualquer ângulo que não seja de frente.

Esses painéis também oferecem excelente reprodução de cores e pretos profundos. Por esse motivo, muitas vezes são preferidos por artistas, fotógrafos e editores de vídeo. Lembre-se de que comprar apenas um monitor IPS não proporcionará cores realmente precisas e que você precisará calibrar o monitor se quiser confiar nele para um trabalho criativo preciso.

Foto: Envato Elements/Divulgação
Telas IPS são ideais para jogos e edições (Foto: Envato Elements)

Esses painéis costumam ser combinados com luzes de fundo brilhantes que oferecem um ótimo pico de brilho em conteúdo HDR e bom desempenho sob luz solar intensa. Isso é particularmente verdadeiro em condições em que o brilho é um problema, uma vez que ângulos de visão amplos permitem que você altere o ângulo da tela (inclinando um notebook, por exemplo) sem sacrificar a qualidade da imagem.

Para jogadores, as telas IPS geralmente oferecem tempos de resposta mais rápidos do que as telas do tipo de Alinhamento Vertical (VA). Embora antes raros, os painéis IPS de alta taxa de atualização são agora mais comuns e acessíveis do que alguns anos atrás.

Os painéis IPS também têm desvantagens

Nenhuma tecnologia é perfeita, e os painéis IPS não são diferentes. Embora esses tipos de tela ofereçam a melhor reprodução de cores, eles não podem corresponder à taxa de contraste vista em um painel do tipo VA. É por isso que muitas TVs usam painéis VA em vez de IPS, uma decisão que sacrifica os ângulos de visão por uma imagem mais rica.

Os painéis IPS também são geralmente mais caros do que as outras alternativas, uma vez que são mais caros de fabricar. Alguns monitores VA voltados para jogadores podem custar mais, mas a maioria é mais barata do que um IPS médio.

Finalmente, os painéis IPS podem usar mais energia do que outras tecnologias semelhantes, como TN. Eles usam consideravelmente mais energia do que os visores OLED, que são os tipos de tela mais eficientes atualmente à venda.

Denner Perazzo

Repórter


Compartilhe essa notícia


Esse conteúdo foi útil?

Siga o Inset

Conheça o Inter

De banco digital para plataforma de serviços integrados: o Inter se reinventou e cria o que simplifica a vida das pessoas.