Multinacional oferece cursos para incentivar empreendedorismo feminino

Redação Inset

Publicado 21/jun3 min de leitura

Resumo

Programa Mulheres com Propósito, criado pela Pepsico em parceria com a Fundes, promove capacitação para apoiar o crescimento de negócios liderados por mulheres. Inscrições para o projeto podem ser feitas até 11 de julho

O Brasil é o sétimo país com mais mulheres empreendedoras no mundo. Cerca de 57% dos mais de 52 milhões de empresários do país são mulheres. Apesar disso, apenas 4,7% das empresas brasileiras são lideradas por mulheres e menos de 5% das startups nacionais foram fundadas por elas, segundo dados da B2Mamy, Distrito, Endeavor e GEM. Apesar dos números desanimadores em relação à participação feminina no mundo dos negócios no Brasil, um estudo do Sebrae e da Fundação Getúlio Vargas revelou que as empreendedoras possuem mais agilidade para inovar em seus negócios.

Em muitos casos, a falta de capacitação pode acabar impedindo que um projeto ou empresa deslanche. Para dar aquele "empurrãozinho" que faltava, a Pepsico, em parceria com a Fundes Latin America, promove o programa Mulheres com Propósito, que oferece cursos gratuitos e 100% remotos para empreendedoras que desejam desenvolver seus negócios e suas carreiras.  

O projeto atua em três frentes: educação empreendedora, empoderamento econômico e empregabilidade. Neste ano, serão oferecidas quatro oficinas diferentes: 

  • Meu Plano de Vida: voltada para viabilizar objetivos e desenhar planos de ação; 
  • Habilidades: sobre competências fundamentais para o desenvolvimento profissional ou do negócio; 
  • Networking: para tratar de relacionamentos profissionais, capital social, formatos de trabalho em rede e conquista de clientes; 
  • Finanças: sobre temas como precificação e capital de giro dos empreendimentos. 

Podem participar do projeto mulheres com 18 anos ou mais que tenham interesse em abrir ou desenvolver seus negócios ou que estejam buscando recolocação no mercado de trabalho. O curso será promovido entre os dias 4 de julho e 8 de agosto, com encontros virtuais sempre às segundas e quartas-feiras. As inscrições podem ser feitas até 11 de julho por meio deste formulário

Histórico 

O projeto foi lançado no Brasil em março de 2018 e já formou mais de 1.700 mulheres, sem contar os resultados obtidos em México, Argentina, Venezuela, Uruguai, Colômbia, República Dominicana e Chile. Após a conclusão dos cursos, algumas participantes são selecionadas para participar da Mentoria, na qual recebem um impulso extra para desenvolver suas ideias. No fim desta etapa, as empreendedoras escolhidas recebem um plano de ação efetivo e personalizado para o seu negócio e uma base de networking relevante.

Viviane Queiroz da Silva, de 23 anos, participou da edição 2021 do projeto. Moradora de São Gonçalo dos Campos, na região metropolitana de Salvador, a empreendedora conta que o programa foi decisivo para ela tirar o seu sonho do papel e finalmente conquistar sua fonte de renda. 

"Tive acesso a histórias inspiradoras, me reinventei. O Mulheres com Propósito abriu a minha visão para aquilo que eu buscava e me ajudou a tomar iniciativa para fazer o meu sonho acontecer. Hoje, eu tenho a minha loja virtual em que revendo vestuários, calçados, bolsas entre outros produtos, por meio do Instagram e do WhastApp para pessoas em diferentes pontos da cidade." 

O programa foi criado pela Pepsico, multinacional dona de marcas famosas como Gatorate, Ruffles, Doritos, Cheetos e, é claro, Pepsi. O Mulheres com Propósito ainda conta com a parceria da Fundes Latin America, associação criada em 1984 que oferece crédito para microempresários criarem empregos e contribuírem com o crescimento dos países da região.  


Esse conteúdo foi útil?

Siga o Inset

Conheça o Inter

De banco digital para plataforma de serviços integrados: o Inter se reinventou e cria o que simplifica a vida das pessoas.