Veja como ganhar massa muscular com alimentação correta

Estadão Conteúdo

Publicado 10/mai3 min de leitura

Resumo

Entenda como a alimentação pode te ajudar a potencializar os benefícios do seu treino

Você já deve ter escutado por aí que malhar sem se alimentar é uma grande furada, não é mesmo? Pois é, comer antes do treino é fundamental, principalmente se o seu objetivo é ganhar massa muscular.

“Para garantir um bom desempenho antes da atividade física, a refeição deve conter nutrientes que garantam o fornecimento adequado de energia, para aumentar a força e resistência muscular, evitando o catabolismo proteico, saciando a fome e prevenindo a hipoglicemia durante o treino”, explica a nutricionista Emanuelle Esteves.

O que comer antes do treino?

De acordo com a nutricionista, o ideal é consumir alimentos ricos em carboidratos de baixo índice glicêmico antes da atividade física. Ela recomenda que a ingestão desses alimentos aconteça cerca de uma hora e meia a 30 minutos antes do treino.

Além da alimentação, é importante se manter hidratado para garantir um bom desempenho nas atividades. Segundo Vinícius Possebon, personal trainer e criador do Queima de 48 Horas, um shake de whey protein com 20 g de açúcar, por exemplo, é uma ótima opção para se consumir aproximadamente 45 minutos antes do treino.

O que comer depois do treino?

Após o término dos exercícios bate aquela fome, né? Nessas horas, quem deseja ganhar massa muscular deve escolher os alimentos certos. “É importante consumir alimentos ricos em proteína de alto valor biológico, 30 minutos após o exercício físico, pois ajuda a evitar lesões musculares e é essencial para a recuperação do músculo”, recomenda Emanuelle Esteves.

Alimentos para pesos pesados

A alimentação é fundamental em todos os momentos, não só antes e após o treino. “O que deve ficar claro, e que as pessoas devem ter em mente, é que todos os macronutrientes são importantes para o processo de aumento de massa muscular. Por exemplo, as proteínas ajudam na construção das células musculares, isto é, elas são o componente que o corpo precisa para poder construir músculos”, analisa Vinícius Possebon.

Adicione ao seu cardápio

Veja alguns alimentos que vão te ajudar a construir massa muscular

Fibras (aveia, linhaça, chia e cereais integrais)

Aumentam a saciedade, diminuindo a fome, melhoram o perfil lipídico e a resistência.

Macarrão e arroz integral

São ótimas opções, pois possuem absorção mais lenta, com isso geram energia de forma constante.

Frutas e legumes

Contêm água e nutrientes variados.

Estadão Conteúdo

Agências


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