Drenagem linfática é importante, mas não promove milagres

Estadão Conteúdo

Publicado 08/set2 min de leitura

Tratamento importante, a drenagem linfática não pode ser considerada, porém, como uma ação milagrosa. Isso porque alguns ainda acreditam que a técnica funciona como uma academia em forma de massagem, promovendo o emagrecimento, assim como eliminando gordura localizada e celulite.

Apesar de auxiliar nos tratamentos estéticos, a drenagem linfática sozinha não consegue promover milagres. Dessa forma, é necessário conhecer como o tratamento funciona para realmente aproveitar todos os seus benefícios.

Orientação

Em linhas gerais, os movimentos circulares promovidos pelo terapeuta conseguem fazer com que o sistema linfático tenha maior agilidade em seu funcionamento. Dessa forma, o escoamento dos líquidos excedentes entre as células torna-se facilitado.

Portanto, a função do tratamento é reduzir edemas, o que significa diminuir inchaços. O procedimento é indicado para pessoas que passaram por qualquer cirurgia estética ou vascular. Assim como, pode beneficiar mulheres no período pré-menstrual e na gravidez.

No caso da elefantíase, por exemplo, a drenagem é o único tratamento manual capaz de amenizar os sintomas.

Atualmente, é possível encontrar diversos estabelecimentos que oferecem o tratamento. Entretanto, é preciso tomar determinados cuidados. Apenas profissionais qualificados conseguem aplicar corretamente a técnica. Caso contrário, o resultado pode ser inverso, provocando o bloqueio do sistema linfático e retendo toxinas.

Para obter os resultados desejados, é necessário também manter um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física regular, assim como as consultas periódicas ao médico. 

Estadão Conteúdo

Agências


Compartilhe essa notícia


Esse conteúdo foi útil?

Siga o Inset

Conheça o Inter

De banco digital para plataforma de serviços integrados: o Inter se reinventou e cria o que simplifica a vida das pessoas.