Cuidados necessários para prevenir a infecção urinária

Estadão Conteúdo

Publicado 10/ago2 min de leitura

Caracterizada por microrganismos na urina, a infecção do trato urinário exige atenção. Isso porque provoca inflamações e, até mesmo, pode chegar aos rins. Como forma de prevenção, é importante conhecer os sintomas e as causas, assim como contar com o diagnóstico médico.

No geral, os sintomas incluem ardência quando urinar. Em algumas ocorrências é possível registrar também episódios de febre.

O problema é comum entre as mulheres. Na maior parte dos casos, a infecção do trato urinário acontece por contaminação ascendente. Ou seja: bactérias que atingem o períneo.

Em alguns casos, porém, a transmissão acontece pelo sangue, normalmente após o parto ou quando precisam usar alguma sonda vesical.

Detalhes

A inflamação tem como fontes as bactérias, vírus ou fungos. Eles chegam até a bexiga através da uretra. O exame de urina costuma ser utilizado para a identificação do problema. Algumas inflamações, porém, comprometer os resultados. Por isso, é o médico deve ficar atento para o correto diagnóstico. 

É muito importante consumir aproximadamente 2 litros de água por dia. No caso das mulheres, a prevenção também exige consultas ao ginecologista e o tratamento de possíveis infecções ginecológicas. Além disso, é preciso atenção com a higiene íntima.

Estadão Conteúdo

Agências


Compartilhe essa notícia


Esse conteúdo foi útil?

Siga o Inset

Conheça o Inter

De banco digital para plataforma de serviços integrados: o Inter se reinventou e cria o que simplifica a vida das pessoas.