Caracterizada por microrganismos na urina, a infecção do trato urinário exige atenção. Isso porque provoca inflamações e, até mesmo, pode chegar aos rins. Como forma de prevenção, é importante conhecer os sintomas e as causas, assim como contar com o diagnóstico médico.
No geral, os sintomas incluem ardência quando urinar. Em algumas ocorrências é possível registrar também episódios de febre.
O problema é comum entre as mulheres. Na maior parte dos casos, a infecção do trato urinário acontece por contaminação ascendente. Ou seja: bactérias que atingem o períneo.
Em alguns casos, porém, a transmissão acontece pelo sangue, normalmente após o parto ou quando precisam usar alguma sonda vesical.
Detalhes
A inflamação tem como fontes as bactérias, vírus ou fungos. Eles chegam até a bexiga através da uretra. O exame de urina costuma ser utilizado para a identificação do problema. Algumas inflamações, porém, comprometer os resultados. Por isso, é o médico deve ficar atento para o correto diagnóstico.
É muito importante consumir aproximadamente 2 litros de água por dia. No caso das mulheres, a prevenção também exige consultas ao ginecologista e o tratamento de possíveis infecções ginecológicas. Além disso, é preciso atenção com a higiene íntima.