Conheça os 10 itens mais esquecidos no Uber e as cidades mais distraídas

Lucas Eduardo Soares

Publicado 20/jun3 min de leitura

Resumo

Levantamento da Uber mostra os 10 objetos mais comuns de serem deixados dentro dos carros e as cidades onde, proporcionalmente, estão essas pessoas mais “esquecidas”

Óculos e livros (Envato Elements)
Óculos e livros estão entre os itens mais esquecidos, mostra levantamento da Uber (Foto: Envato Elements)

Pode parecer bobagem, mas é mais comum do que a gente pensa o esquecimento de itens pessoais dentro dos carros de aplicativo Brasil afora. Um levantamento da Uber, inclusive, mostra quais são os objetos mais abandonados nos veículos, as cidades mais distraídas e até mesmo quando esses descuidos geralmente ocorreram em 2021. A empresa ainda explica como recuperar os bens por meio do app – ou, se o celular é o equipamento deixado, pelo site.

Está curioso? Bom, de acordo com a Uber, geralmente os itens são esquecidos dentro dos carros no domingo, no sábado e na segunda-feira. O horário da maioria dos esquecimentos foi entre 21h e 23h. Celulares, carteiras e mochilas estão entre os mais esquecidos, sendo que os smartphones estão na primeira posição há alguns anos. Veja a lista abaixo.

  1. Celulares e/ou câmeras fotográficas
  2. Carteira ou bolsas
  3. Mochilas
  4. Chaves
  5. Óculos
  6. Roupas
  7. Fones de ouvido e/ou caixinhas de som
  8. Garrafas de água
  9. Livros
  10. Comidas e/ou itens de mercado

Alguns outros objetos chamaram a atenção da empresa. Destaque para os copos Stanley, que apareceram pela primeira vez entre os reportes de itens esquecidos, e os discos de vinil, tendência dos novos – ou velhos – tempos. Aparelhos auditivos e obras de arte também são comuns de sinalização.

Já entre as cidades brasileiras, a capital federal, Brasília (DF), está de volta à primeira posição e ostenta o título de cidade onde, proporcionalmente, mais objetos foram esquecidos dentro dos veículos de aplicativo. A última vez que ocupou a liderança foi em 2018. Em segundo lugar, a capital de Santa Catarina, Florianópolis. O bronze foi para São Luís (MA). Observe a lista:

  1. Brasília (DF)
  2. Florianópolis (SC)
  3. São Luís (MA)
  4. Vitória (ES)
  5. Goiânia (GO)
  6. Belo Horizonte (MG)
  7. Santos (SP)
  8. Curitiba (PR)
  9. Recife (PE)
  10. São Paulo (SP)

Como recuperar?

Silvia Penna, diretora geral da Uber no Brasil, reconhece que apesar de recomendar que os usuários fiquem atentos aos pertences ao sair do carro e conferir, ao fim da corrida, se algo foi deixado, é comum o cliente se distrair e deixar algo importante para trás.

“Para esses casos, é fundamental ressaltar que a Uber está implementando todas as medidas possíveis para ajudar a recuperar objetos esquecidos e inovando constantemente para proporcionar uma melhor experiência e para que qualquer objeto reportado como esquecido volte para casa”, garante.

Por isso, para encontrar aquele objeto esquecido, a empresa explica que a melhor forma é entrar em contato diretamente com o motorista parceiro por meio do telefone, usando o aplicativo, assim que der falta do item. Caso o celular seja o aparelho esquecido, o usuário deve acessar sua conta por um computador.

A Uber complementa que para ressarcir o motorista por seu deslocamento, já que ele fará uma nova corrida para entregar o objeto, uma taxa de devolução é cobrada dos usuários pela devolução e é repassada integralmente ao motorista parceiro.

Veja o passo a passo para recuperar um objeto esquecido:

  1. Se estiver com o celular, abra o menu tocando no ícone superior à esquerda, toque em “Suas Viagens” e selecione a opção em que você deixou algo no carro.
  2. Toque em “Itens perdidos”.
  3. Toque em “Entrar em contato com meu motorista sobre um item perdido”.
  4. Deslize para baixo, digite o número de telefone que você gostaria de ser contatado e clique em enviar.
  5. Se o item perdido foi justamente seu telefone pessoal, acesse o site uber.com/ajuda e faça o login em sua conta. No menu “Problemas com uma viagem específica e reembolsos”, clique em “Itens Perdidos”, depois em “Entrar em contato com o motorista sobre um objeto perdido” e digite o número de telefone de um amigo.

Esse conteúdo foi útil?

Siga o Inset

Conheça o Inter

De banco digital para plataforma de serviços integrados: o Inter se reinventou e cria o que simplifica a vida das pessoas.