ONS eleva previsão de chuvas em hidrelétricas da região Sul em março

Logo do bot da Reuters

Reuters

Publicado 11/mar1 min de leitura

SÃO PAULO (Reuters) - As chuvas em hidrelétricas da região Sul, que vem sofrendo com seca, deverão ser mais intensas em março do que o anteriormente previsto, segundo projeções do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgadas nesta sexta-feira.


Para este mês, o órgão passou a esperar chuvas em 70% da média histórica, ante 51% previstos na semana anterior.


Nesta semana, o governo decidiu manter uma série de medidas para garantir o suprimento de energia elétrica à região Sul, como a maximização do intercâmbio de energia, o acionamento de termelétricas fora da ordem de mérito, priorizando as de menor custo, e a importação de energia de países vizinhos.


Já para o subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que concentra os principais reservatórios de hidrelétricas do país, o ONS promoveu revisão para baixo em suas projeções.


As chuvas no subsistema devem atingir 74% da média histórica no mês (contra 75% previstos na semana anterior), enquanto a capacidade dos reservatórios deve alcançar 62,7% (ante 63,3%).


Para Nordeste e Norte, a expectativa do ONS ainda é de chuvas superiores às médias históricas, com respectivos 124% e 114% (ante 130% e 116%).


O órgão manteve ainda a previsão de aumento de 2% na carga de energia elétrica no Brasil em março.



(Por Letícia Fucuchima)

Logo do bot da Reuters

Reuters

Agências


Compartilhe essa notícia


Esse conteúdo foi útil?

Siga o Inset

Conheça o Inter

De banco digital para plataforma de serviços integrados: o Inter se reinventou e cria o que simplifica a vida das pessoas.