Exxon propõe construir base de suprimentos para projeto da Guiana

Logo do bot da Reuters

Reuters

Publicado 10/dez2 min de leitura

Por Neil Marks e Sabrina Valle


HOUSTON (Reuters) - A petroleira Exxon delineou um novo investimento importante na Guiana em meio a apelos do governo para proporcionar benefícios econômicos aos residentes com as descobertas de petróleo e gás em águas profundas, ajudando a transformar a nação sul-americana em uma potência petrolífera.


A chegada de uma base de suprimento em terra vai expandir os empregos e impulsionar a fabricação local para projetos futuros, começando com sua quarta unidade de produção, disse o presidente da Exxon para a Guiana, Alistair Routledge, em declarações na quinta-feira. Isso elevará o investimento total na Guiana a 30 bilhões de dólares, disse ele em uma reunião da Câmara de Comércio e Indústria de Georgetown.


A Guiana ainda está revisando as licenças ambientais necessárias para o futuro projeto do consórcio de produção, chamado Yellowtail, e as autoridades pediram à Exxon e parceiros para acrescentar garantias financeiras e conteúdo local para obter a aprovação necessária.


"É difícil superestimar a escala do que está acontecendo", disse Routledge em Georgetown diante de um grupo que incluía o vice-presidente da Guiana, Bharrat Jagdeo. O investimento do setor privado oferece "uma enorme oportunidade de transformar a economia geral".


A Exxon também está planejando um projeto de conversão de gás em energia que pode reduzir o custo da eletricidade, de acordo com Routledge.


A Exxon disse no mês passado que a produção da Guiana poderia chegar a 750 mil barris por dia (bpd) em 2026, ante 120 mil bpd hoje. A Hess calculou separadamente a produção total em 1 milhão de bpd até 2027.


A maior parte de "toda a cadeia de abastecimento da Exxon para nossas atividades offshore foi realocada para a Guiana", transferindo "atividades dos Estados Unidos, Brasil e Trinidad e Tobago", disse Routledge.

Logo do bot da Reuters

Reuters

Agências


Compartilhe essa notícia


Esse conteúdo foi útil?

Siga o Inset

Conheça o Inter

De banco digital para plataforma de serviços integrados: o Inter se reinventou e cria o que simplifica a vida das pessoas.