Daly, do Fed, diz que argumento para alta de 0,50 p.p. no juro em maio está "completo"

Logo do bot da Reuters

Reuters

Publicado 20/abr2 min de leitura

(Reuters) - A presidente do Federal Reserve de San Francisco, Mary Daly, disse nesta quarta-feira acreditar que o argumento a favor de um aumento de 0,50 ponto percentual na taxa de juros no próximo mês está "completo" e "sólido, com a trajetória de alta dos juros pelo banco central dos Estados Unidos neste ano sendo amplamente vista como apropriada em face da elevada inflação.


Com o Fed encaminhado para subir a taxa de juros para 2,5% neste ano e anunciar o início das reduções do balanço no encontro de política monetária de 3 e 4 de maio, ela disse que sua "perspectiva modal" é de um pouso suave", com a desaceleração da economia dos EUA abaixo de sua taxa de crescimento de tendência, mas não para território de recessão, afirmou a repórteres após discurso na Universidade de Nevada, em Las Vegas.


Se houver uma recessão, disse ela, será curta e suave, uma questão de alguns trimestres com crescimento "apenas bem pouco abaixo de zero" e não o suficiente para inviabilizar a expansão de longo prazo.


Ao mesmo tempo, afirmou, empresas e famílias acham "reconfortante" que o banco central esteja aumentando os juros. Fazer isso, disse Daly, não apenas ajudará a reduzir a inflação muito alta, mas também servirá para desacelerar o que ela disse estar se tornando um mercado de trabalho apertado demais.


Os preços ao consumidor saltaram 8,5% em março sobre um ano antes, ritmo mais rápido desde o fim de 1981, e a taxa de desemprego caiu para 3,6%, com vagas de trabalho em aberto em patamares quase recordes.


É "prematuro", afirmou, julgar até que ponto a taxa básica de juros precisará subir. À medida que o Fed elevar os juros, Daly avaliará o impacto econômico de uma política monetária mais rígida, da guerra da Rússia na Ucrânia e do estado das cadeias de abastecimento.


(Por Ann Saphir)

Logo do bot da Reuters

Reuters

Agências


Compartilhe essa notícia


Esse conteúdo foi útil?

Siga o Inset

Conheça o Inter

De banco digital para plataforma de serviços integrados: o Inter se reinventou e cria o que simplifica a vida das pessoas.