Carvão metalúrgico tem máxima de mais de dois meses na China

Logo do bot da Reuters

Reuters

Publicado 04/jan2 min de leitura

Por Enrico Dela Cruz


(Reuters) - O carvão metalúrgico negociado na bolsa chinesa de Dalian atingiu um pico de mais de dois meses diante de expectativas de demanda da China e preocupações com a oferta.


Os futuros do produto subiram com os participantes do mercado se sentindo otimistas sobre as perspectivas de demanda por insumos siderúrgicos no maior produtor de aço.


O contrato de carvão metalúrgico mais negociado encerrou as negociações do dia com alta de 5,7%, a 2.337 iuanes (367,74 dólares) a tonelada, após tocar em 2.370,50 iuanes no início da sessão, seu valor mais alto desde 28 de outubro.


O coque, a forma processada de carvão de coque e que é usado como agente redutor da principal matéria-prima da siderurgia, o minério de ferro, aumentou 4,8%, para 3.047 iuanes por tonelada. No início do dia, atingiu 3.050 iuanes, o maior valor desde 27 de dezembro.


"O preço do carvão de coque está firme, dando suporte ao coque. No curto prazo, as siderúrgicas irão gradualmente retomar a produção, o que é bom para a demanda de coque", disseram analistas da Sinosteel Futures em nota.


Especulações sobre o estreitamento da oferta de carvão metalúrgico também geraram interesse no material, já que a Indonésia proibiu as exportações de carvão devido a preocupações de que não poderia atender sua própria demanda por insumos para geração de energia.


Não estava claro, no entanto, se a proibição de exportação da Indonésia também teria um impacto no fornecimento de carvão metalúrgico para a China.


Acompanhando os ganhos em outros insumos siderúrgicos, o minério de ferro de Dalian apagou as perdas iniciais e subiu 2,2%, para 689 iuanes por tonelada.


Os analistas, no entanto, aconselharam os participantes do mercado a moderar suas expectativas de demanda por matérias-primas para a produção de aço, especialmente com os feriados do Festival da Primavera chinês que se aproximam e as Olimpíadas de Inverno de Pequim no mês que vem, quando as siderúrgicas restringirão as operações.


((Tradução Redação São Paulo 55 11 56447751))


REUTERS RS LF

Logo do bot da Reuters

Reuters

Agências


Compartilhe essa notícia


Esse conteúdo foi útil?

Siga o Inset

Conheça o Inter

De banco digital para plataforma de serviços integrados: o Inter se reinventou e cria o que simplifica a vida das pessoas.