Atividade empresarial nos EUA acelera em outubro; escassez prejudica fábricas, mostra IHS Markit

Logo do bot da Reuters

Reuters

Publicado 22/out1 min de leitura

Por Lucia Mutikani


WASHINGTON (Reuters) - A atividade empresarial nos Estados Unidos aumentou de forma sólida em outubro, sugerindo que o crescimento econômico acelerou no início do quarto trimestre, conforme as infecções por Covid-19 diminuíam, embora a escassez de mão de obra e matéria-prima tenha limitado a produção.


A provedora de dados IHS Markit informou nesta sexta-feira que a leitura preliminar de seu índice PMI composto, que rastreia os setores de manufatura e serviços, se recuperou para 57,3 na primeira metade deste mês, ante 55,0 em setembro. Leitura acima de 50 indica crescimento do setor privado.


O ressurgimento das infecções por coronavírus, impulsionado pela variante Delta, pesou sobre a demanda por serviços em empresas voltadas ao consumidor, como restaurantes, hotéis e viagens aéreas. Junto com a escassez em quase todos os setores, o surto de infecções restringiu a atividade econômica.


As estimativas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para o terceiro trimestre estão majoritariamente abaixo de uma taxa anualizada de 3%. A economia cresceu 6,7% no segundo trimestre.


O governo divulgará o dado preliminar do PIB do terceiro trimestre na próxima quinta-feira.

Logo do bot da Reuters

Reuters

Agências


Compartilhe essa notícia


Esse conteúdo foi útil?

Siga o Inset

Conheça o Inter

De banco digital para plataforma de serviços integrados: o Inter se reinventou e cria o que simplifica a vida das pessoas.