Arrecadação de royalties e participações especiais no petróleo crescem 65% em 2021, diz ANP

Logo do bot da Reuters

Reuters

Publicado 27/jan1 min de leitura

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Brasil arrecadou cerca de 74,4 bilhões de reais em royalties e participações especiais no setor de petróleo em 2021, alta de 65% ante o ano anterior, devido à elevação do preço do barril de petróleo no mercado internacional e da taxa de câmbio, apontou nesta quinta-feira a agência reguladora do setor ANP.


Do montante, foram distribuídos 37,6 bilhões de reais de royalties e 36,8 bilhões de participação especial para Estados, municípios e à União.


Para o aumento da arrecadação, a ANP destacou também o crescimento da produção dos campos sob o regime de partilha de produção, sujeitos à alíquota de royalties de 15%.


Os royalties incidem sobre o valor da produção do campo e são recolhidos mensalmente pelas petroleiras, enquanto a participação especial é devida apenas em áreas com grande volume de produção ou grande rentabilidade e é distribuída trimestralmente.



(Por Marta Nogueira)

Logo do bot da Reuters

Reuters

Agências


Compartilhe essa notícia


Esse conteúdo foi útil?

Siga o Inset

Conheça o Inter

De banco digital para plataforma de serviços integrados: o Inter se reinventou e cria o que simplifica a vida das pessoas.