Saiba quanto investir para ter um salário mínimo extra todo mês

Letícia Almeida

Publicado 04/ago3 min de leitura

Resumo

É possível alcançar o montante com ativos conservadoras de renda fixa, porém é preciso acumular mais de R$ 100.000 investidos

Fazer o dinheiro trabalhar sozinho é o sonho de muita gente, afinal, quem não quer ter uma renda extra sem precisar de muito esforço? Em um cenário de alta da inflação e da maioria dos brasileiros com um rendimento real – sem acréscimos extraordinários ou descontos esporádicos – de pouco mais de dois salários mínimos, essa realidade ainda parece bem distante. Para quem tem alto patrimônio disponível para investir, porém, ela pode ser possível.

Uma simulação feita pelo analista do Inter Pedro Albuquerque mostra quanto o investidor precisa aplicar para alcançar rendimentos equivalentes a um salário mínimo por mês, atualmente em R$ 1.212. A previsão considera três investimentos conservadores de renda fixa, além da poupança, aplicação financeira que ainda é a favorita dos brasileiros.

Os valores de rendimento apresentados são líquidos, já considerando o abatimento do Imposto de Renda cobrado no Tesouro Selic e no CDB (Certificado de Depósito Bancário), que é de 22,5% para resgates em até 180 dias da data de aplicação. LCA (Letra de Crédito Agrícola) e poupança são isentas de taxas.

Veja a simulação:

Simulação de quanto investir para ter rendimento equivalente a um salário mínimo por mês (Arte: Inset)
Simulação de quanto é preciso investir para ter rendimento equivalente a um salário mínimo por mês (Arte: Inset)

Pedro Albuquerque explica que esses valores, tanto o montante investido quanto o rendimento mensal, consideram as taxas de juros atuais, porém ele lembra que elas mudam constantemente. "Se isso acontecer (alteração nas taxas), você precisa ajustar o saldo investido para chegar na meta de salário mínimo por mês", ressalta o analista. A taxa Selic, que balisa o rendimento das aplicações de renda fixa e da poupança, foi elevada nessa quarta-feira (3), chegando a 13,75% por decisão do Copom (Comitê de Política Monetária).

Para quem vai investir, Albuquerque ainda aconselha a nunca resgatar todo valor do rendimento, mas manter uma parte dos lucros reinvestida para conseguir ganhar ainda mais.

Letícia Almeida

Repórter


Compartilhe essa notícia


Esse conteúdo foi útil?

Siga o Inset

Conheça o Inter

De banco digital para plataforma de serviços integrados: o Inter se reinventou e cria o que simplifica a vida das pessoas.