Score de crédito: Tudo o que você precisa saber sobre ele

Acerto nas Finanças, coluna do Meu Acerto no Inset

Acerto nas Finanças

Publicado 16/mai6 min de leitura

Resumo

O score é uma forma de classificar as pessoas em relação à sua capacidade de pagamento e de endividamento; já as empresas se utilizam dessa ferramenta para liberar crédito e produtos aos consumidores

Talvez você só tenha descoberto a existência do score de crédito ao ter um pedido de crédito negado ou ouvindo alguém falar sobre o assunto por aí.

A verdade é que o score de crédito passa a ser mais importante em nossas vidas quando assumimos mais responsabilidades financeiras. E qual é a importância nisso tudo?

Com esta leitura, você vai entender que o score é uma pontuação que te classifica como boa ou má pagadora. E isso pode definir se você tem acesso a um cartão de crédito, a um financiamento, a uma compra a prazo… E por aí vai.

Siga em frente e saiba mais!

O que é o score de crédito?

Score de crédito é uma pontuação que birôs de crédito, como SPC e Serasa, atribuem às pessoas para dizer se são boas pagadoras ou não. Os birôs usam algumas técnicas e estatísticas, além do histórico de cada consumidor, para avaliar quem tem mais chance de ser inadimplente. Algo que acaba funcionando como um serviço para o mercado.

Por que? Porque muitas instituições ― de bancos a lojas ― podem consultar seu score e decidir se vale a pena te fazer um empréstimo ou uma venda a prazo, por exemplo. A pontuação vai de 0 a 1.000 e, quanto mais alta for, melhor.

Se sua pontuação for muito baixa, a mensagem é de alerta, porque indica que há chances de que você não consiga pagar o que deve: seja devolver a grana do empréstimo ou quitar sua compra.

Como o score de crédito funciona?

Na tentativa de entender como o score de crédito funciona, muita gente questiona como é feito o cálculo de pontos. Não temos fórmula para isso, mas podemos te contar o que é levado em consideração.

Cada birô de crédito faz os cálculos à sua maneira, seguindo definições pré-estabelecidas. Porém, a essência é sempre a mesma e é sobre ela que vamos falar.

Fatores que impactam no seu score de crédito

O score de crédito avalia o seu comportamento e te atribui pontos com base nisso. Veja:

  • pagar as contas, boletos e crediários em dia aumenta os pontos;
  • atrasar contas, pedir empréstimos e ter o nome negativado diminui os pontos.

Ainda, outras informações — como estado civil, emprego com carteira assinada e hábitos de consumo — podem ser consideradas. Cada birô avalia isso de uma forma.

Por que o score de crédito é importante pra você?

O score de crédito pode ser a diferença entre conseguir ou não crédito e a confiança do mercado. Se você tem score alto é porque tem disciplina financeira. E isso não é algo só de quem tem muito dinheiro, não, viu?

Mesmo com renda mais baixa, se você ainda dá um jeitinho de pagar tudo em dia, consegue uma pontuação mais alta. Com isso, pode usar os serviços bancários que quiser e quando precisar.

Isso vale, por exemplo, na hora de financiar a compra de um veículo ou do imóvel próprio. Além de, claro, pedir uma grana emprestada para o banco.

Impactos para quem tem um score baixo

A bem da verdade, a turma do score alto não tem com o que se preocupar. O bicho pode pegar é para quem tem score baixo!

Um score considerado baixo fica entre 0 e 300 pontos (depende de cada birô) e faz com que a pessoa seja reconhecida como má pagadora.

A consequência? Dificuldade para qualquer liberação de crédito. O que significa que você pode não conseguir ter um cartão de crédito, mesmo se alegar que só precisa de um limite baixo.

Além do risco de ficar sem um cartão, você pode não conseguir dinheiro emprestado ou começar um financiamento, conforme indicamos antes.

Com isso, pode ser que você encontre entraves maiores para organizar sua vida e precise caprichar no jogo de cintura para aumentar seu score.

Como consultar o score de crédito?

Cada birô tem suas regras e sua forma de funcionamento. Então, vamos te dar o passo a passo de como consultar score de crédito nos três principais do país: Serasa, SPC Brasil e Boa Vista SCPC. Acompanhe aí!

Serasa

O Serasa é um dos birôs mais conhecidos e tem consulta ao score de crédito grátis pela internet. Basta seguir as orientações abaixo:

  1. entre no site oficial da Serasa;
  2. clique em “Consultar CPF”;
  3. informe seu CPF no campo indicado;
  4. caso ainda não tenha cadastro na plataforma do Serasa, é nesse momento que você vai criá-lo, inclusive definindo uma senha de acesso;
  5. na sequência, pode ser preciso voltar em “Consultar CPF” e informar o número do documento e senha;
  6. leia os termos e clique em “Declaro que li e aceito os Termos”;
  7. seu score de crédito estará disponível para consulta.

SPC Brasil

Diz aí, você sabia que SPC/Serasa eram bancos de dados diferentes? Quase sempre os nomes aparecem juntos, mas os birôs são independentes.

Assim, caso queira consultar também esse score, você deve fazer o seguinte:

  1. entre no site Cadastro Positivo do SPC Brasil;
  2. desça a página e clique em “Acessar meu score”;
  3. note que você pode alternar entre as opções “Acessar” e “Criar Acesso”.

A primeira opção é para quem já tem cadastro no portal; a segunda, para quem ainda precisa se cadastrar;

Com o cadastro feito:

  1. informe seu CPF no campo indicado;
  2. clique em “Acessar” e confira seu score;

Criando o acesso:

  1. informe corretamente os dados solicitados pelo site;
  2. selecione o campo “Li e aceito o termo de adesão”;
  3. clique em “Prosseguir” e finalize o cadastro;
  4. clique em “Ver mais” para acessar o score.

Boa Vista SCPC

Por último, mas não menos importante, vamos aos passos para consultar gratuitamente o score de crédito no Boa Vista:

  1. acesse o portal Consumidor Positivo;
  2. informe seu CPF, no campo indicado, e clique em “Consultar grátis”;
  3. caso você ainda não tenha cadastro, o site te direcionará automaticamente para o preenchimento de informações básicas;
  4. após terminar o cadastro, faça o login na sua conta;
  5. no menu principal, clique em “Score Boa Vista” e confira sua pontuação.

Quem pode consultar meu score de crédito?

Tá se perguntando se alguém, além de você, pode seguir esses passos e consultar seu score de crédito? A resposta é sim. Instituições bancárias e financeiras, comércios e prestadores de serviços são exemplos de quem pode fazer essa consulta e descobrir sua avaliação.

A regra é que exista uma relação entre as partes. Por exemplo: uma loja só deve consultar seu score caso você tenha interesse em fazer uma compra a prazo ali. O banco só deve conferir sua pontuação se você quiser pedir um crédito.

Dica: você tem direito de saber quem andou consultando seu score de crédito. Para tanto, basta fazer uma solicitação gratuita. Aí, cada birô terá até 10 dias para responder quem consultou o seu CPF nos últimos seis meses.

Como aumentar meu score de crédito?

Agora que você já sabe o que é score de crédito, para que serve e como consultá-lo, vamos te ensinar a aumentar sua pontuação.

Antes, um aviso: o aumento acontece gradualmente e você precisa evitar novos comportamentos que comprometam o score, ok?

Limpe seu nome

Tá com o nome sujo? Pois busque uma forma de limpar seu nome.

Essa é a principal razão para uma pontuação baixa. E, quanto maior for o tempo em que seu nome estiver sujo, menor seu score será.

Negocie suas dívidas

Tá devendo a alguém? Negocie suas dívidas para quitá-las o quanto antes. Ter uma dívida em aberto indica aos birôs que você talvez não consiga arcar com seus compromissos financeiros.

Em outras palavras, sua pontuação baixa indica que você consegue pagar a fatura do cartão de crédito ou aquela compra a prazo, tampouco devolver a grana de um empréstimo.

Por isso, pagar dívidas é uma forma de reverter a situação a seu favor e aumentar seu score.

Pague as contas em dia

Tá com a memória meio ruim? Marque na agenda, ative um alarme… E pague suas contas em dia. Sim, a gente sabe que o atraso também pode acontecer por questões financeiras. Mas se o problema maior for a falta de atenção, bora resolver isso daí!

Pagar as contas dentro do limite de tempo faz de uma pessoa uma boa pagadora. Consequentemente, a pontuação aumenta.

Organize suas finanças

Tá sempre com falta de dinheiro? Tente organizar suas finanças e evitar pedir crédito com frequência. Pedir um empréstimo não é, necessariamente, um problema. Em um primeiro momento, o score baixa, mas volta a subir se você pagar o que deve.

Porém, na medida do possível, é sempre melhor se organizar e planejar os gastos do que pegar uma grana extra com o banco toda hora.

Mantenha seus dados atualizados

Tá de endereço novo? Mantenha seus dados atualizados nos birôs. Dados desatualizados costumam dificultar qualquer cobrança e isso pode ser entendido como uma tentativa de fugir do problema.

Em resumo, o score de crédito é algo simples e muito útil para pessoas, lojistas e bancos. Não raro, há quem ainda evite se informar por “medo” de descobrir que tem uma pontuação baixa.

Não precisa disso, né? Como você viu no post, existem formas de aumentar o score e evitar qualquer tipo de dor de cabeça.

Acerto nas Finanças, coluna do Meu Acerto no Inset

Acerto nas Finanças

Powered by Meu Acerto


Compartilhe essa notícia


Esse conteúdo foi útil?

Siga o Inset

Conheça o Inter

De banco digital para plataforma de serviços integrados: o Inter se reinventou e cria o que simplifica a vida das pessoas.