Quero te mostrar os meus melhores setups para operar

Rodrigo Cohen

Publicado 16/jun5 min de leitura

Resumo

Quando as circunstâncias estão favoráveis e cumprem o que você estudou de plano de ação, só vai. Confira a importância dos setups no Day Trade e alguns que gosto de usar

“Quais os seus melhores setups para operar, Rodrigo?”. Recebo demais essa pergunta. E essa coluna serve para isso: revelar os queridinhos do Cohen. Porém, importante lembrar que não existe regra única ou rígida. Existe muito estudo e observação de anos de mercado para chegar à conclusão de que alguns valem mais a pena para um caso, outro servem mais para outro. Mercado é mercado, né? Dinâmico como só ele, é fundamental que você também analise o que se encaixa melhor na sua realidade e no contexto em que as operações estão acontecendo por aí.

Já falei muito essa frase, mas não custa repetir: tudo no Day Trade é setup.Afirmação forte, mas é isso mesmo. Para que você preste muita atenção. Mas o que é esse tal de setup? Ele representa o conjunto de regras e variáveis, que acontecendo em conjunto desaguam na decisão de entrada ou saída em um trade, uma ação, opção, o que seja. Mas o detalhe aqui é seguinte: isso pode ser levado para a sua atuação no mercado ou para a vida.

E é justamente dando um exemplo da vida real que eu tento esclarecer a importância de um setup. Certa vez, minha esposa estava sobrecarregada com trabalho e todas as tarefas que ela desenvolve. Virou para mim e disse: “preciso de alguns dias de folga. Vamos viajar”. Pensei em levar ela para um final de semana especial, em um hotel bacana, com reserva de passeios, ótimas refeições e uma série de mimos e detalhes românticos. Ou seja, todos os indicadores que estavam dando entrada. Só fui. E o retorno foi ótimo, como o esperado. Minha esposa adorou e descansou muito.

Isso é um setup. Uma vez estabelecidas as regras e condições consideradas adequadas para dar entrada, só vai. Poderia ter dado errado? Sim. A previsão do tempo poderia virar, ou o hotel não ser tão legal assim. Mas aí não depende de nós, o mercado responde por si. No entanto, é um cenário menos provável com aquelas variáveis favoráveis analisadas previamente.

Setup é isso. Fazer a sua parte. Estabelecemos um setup de acordo com todos os critérios eleitos ideias, para que, uma vez entrando na operação, seja feito tudo o que depende da gente. Dando entrada, só vai. Se der gain ou loss, acontece. Mas com um bom setup e estudo confie: a chance de dar certo é muito maior. Muito mesmo, acredite.

Afinal, qual os melhores setups no Day Trade?

O mercado pode andar de três formas: para cima, para baixo e de maneira lateral, o que significa ele está volátil (considerando também que existem várias maneiras de lateralidade). Dito isso, podemos considerar que é possível detectá-lo em tendência de alta, tendência de baixa ou simplesmente lateral. “Simples” assim.

Aqui entra o “pulo do gato”. Quando você começa a operar no dia e tem uma convicção – que nem sempre está certa, mas é uma convicção – opere com ela. Agora, se não tem ideia do que vai acontecer, se não estudou uma estratégia para aquele momento, não faça nada e espere o mercado se decidir. Aí sim você começa a operar. Observe os movimentos antes de sair apertando botão.

Tá bom, por enquanto eu nem falei das melhores técnicas. Apenas de comportamento. Isso mostra o quanto esse assunto é amplo. E antes ainda de citá-las, outro ponto deve ser ressaltado. 

Os ativos se comportam de forma diferente. Dólar apresenta tendência na parte de manhã, por exemplo. Por mais que ela possa subir ou cair muito, ele normalmente pega uma tendência visível nesse período. Já o índice é mais volátil nesse intervalo de tempo. Sobe e cai a todo momento. Dessa forma, se você sabe que o comportamento desses ativos é esse, escolha setups de tendência para o dólar e de volatilidade para o índice na parte da manhã.

Continua com essa pressa toda para saber os setups que uso? Então vamos lá. Nos setups de tendência com médias móveis, o Maguila é um exemplo legal. Uso também o setup do Mileco, que pode te levar a ganhar até mil reais em um único dia e uso Bônus do mês. Essas são para o dólar.

Nos setups de volatilidade para índice, costumo usar o Príncipe de Nova York, que permite recuperar o investimento com certa velocidade, Tira da Pesada e até o Mileco, que também funciona bem para esses casos.

É isso, não mudo. Muito importante que se entenda qual o comportamento do mercado naquele momento, qual o ativo você irá operar, para saber qual a melhor técnica aplicar. Respondendo, portanto, a pergunta de um milhão de dólares: não tenho uma melhor técnica de setup, pois a melhor leva sempre em tudo o que te expliquei aqui. Se existisse somente uma opção, seria muito mais fácil. No entanto, o que existe é a diversificação de técnicas e a escolha do ativo com o qual você vai operar para posteriormente adequar o setup para aquele momento.

Teve dúvidas sobre o que significa qual setup? Pesquise sobre cada um deles e entre em contato comigo através dos nossos canais de comunicação para perguntas e observações. Temos muito a aprofundar sobre esse assunto ainda. Até semana que vem!

Rodrigo Cohen

Trader


Compartilhe essa notícia


Esse conteúdo foi útil?

Siga o Inset

Conheça o Inter

De banco digital para plataforma de serviços integrados: o Inter se reinventou e cria o que simplifica a vida das pessoas.