Negociação on-line de dívidas: vantagens, segurança e mais

Acerto nas Finanças, coluna do Meu Acerto no Inset

Acerto nas Finanças

Publicado 30/mar5 min de leitura

Resumo

Entenda como e por que essa solução pode ser uma grande aliada de quem está vivendo uma situação financeira delicada 

Uma pessoa inadimplente, antes de qualquer coisa, é alguém que está passando por um momento delicado e está emocionalmente fragilizado. Além disso, quem vive essa situação precisa lidar com os prejuízos do endividamento, como o nome sujo, a dificuldade de ter acesso a crédito e um score de crédito baixo, que dá a ele a fama de mau pagador.

Agora, some a tudo isso as tradicionais burocracias do mercado financeiro e veja como o contexto fica ainda mais desfavorável, até mesmo para quem está disposto a resolver a situação. É, a vida do consumidor inadimplente não é fácil e é por isso que a gente olha com tanto cuidado e carinho para esse público que fica marginalizado diante dos serviços financeiros oferecidos pelo mercado.

No artigo de hoje, vamos falar sobre a negociação de dívidas online e mostrar como e por que essa solução pode ser uma grande aliada de quem está vivendo uma situação financeira delicada.

As vantagens de negociar dívidas on-line

Antes de falar da segurança do processo, é válido você conhecer quais são as vantagens de negociar suas dívidas de forma digital. Acredite: elas vão muito além da possibilidade de fazer tudo pela internet, direto pelo computador ou celular.

Praticidade e autonomia

Só de não precisar enfrentar as filas do banco ou passar horas na espera telefônica da central de atendimento da instituição, o serviço on-line já entra ganhando, você não acha? Ao negociar suas dívidas on-line, você tem autonomia para realizar o processo no momento que fizer mais sentido para você, já que o serviço funciona 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados.

Rapidez

Essa é mais uma das grandes vantagens que quem decide negociar dívidas on-line aproveita. Todo o processo pode ser feito em menos de cinco minutos, em apenas alguns cliques, sem que você precise falar com nenhum atendente. Você vê as propostas disponíveis para você direto na tela do seu computador ou celular e escolhe, na hora, aquela que estiver mais alinhada às possibilidades do seu bolso.

Sigilo

Apesar de a inadimplência ser realidade para mais de 63 milhões de brasileiros atualmente, a situação, infelizmente, ainda é motivo de vergonha e constrangimento. É por isso que a privacidade garantida por um processo de negociação on-line de dívidas é mais um dos benefícios para quem precisa negociar suas pendências e não quer se expor tendo que falar com um atendente ou com o gerente do banco.

Descontos atrativos

Se o que você gosta mesmo é de desconto, podemos dizer que a negociação on-line de dívidas é para você. Como o processo é feito de forma digital e automatizada, a empresa precisa contar com uma estrutura bem menor (do que um call center, por exemplo) de operação, o que garante custos menores e, logo, melhores condições na negociação. Outra vantagem é que os clientes que têm dívidas muito antigas (mais de dez anos de inadimplência, por exemplo) também conseguem negociar on-line, com descontos de até 98% do valor atualizado da dívida.

Parcelamento flexível

E sem essa de pensar que, ao negociar on-line, você vai gerar um boleto e vai precisar pagar tudo de uma vez. Na Meu Acerto, por exemplo, os consumidores podem parcelar seu acordo em até 48 vezes e escolher a data de vencimento dos boletos de acordo com suas necessidades. É claro que negociar à vista e se livrar da dependência de uma única vez é ótimo, mas o melhor mesmo é você fechar um acordo que caiba, efetivamente, no seu bolso.

A segurança da negociação on-line de dívidas

Agora que você já entendeu quais são as vantagens de usar o poder da internet para colocar sua vida financeira em dia, você pode estar se perguntando como garantir que o processo é, efetivamente, seguro. Antes de mais nada, é importante a gente dizer que esse seu receio é extremamente válido. Quando falamos em negociação de dívidas, estamos falando de informações pessoais e muito sensíveis, com as quais você realmente precisa ter cuidado.

O primeiro passo, portanto, é garantir que a empresa que está por trás do processo é confiável. Bancos e outras instituições financeiras, muitas vezes, contratam outras empresas para realizar o serviço de negociação. Por isso, você não precisa ter medo caso seja acionado por uma instituição que não conhece. Mas, antes de fechar qualquer acordo ou fornecer alguma informação, vale a pena pesquisar a reputação da empresa.

Procure em sites como o Reclame Aqui (e dê uma olhada na avaliação de outros consumidores que tiveram contato com a instituição), busque os perfis oficiais da empresa nas redes sociais e, se necessário, entre em contato com o seu banco para ter certeza que aquela instituição é, de fato, uma empresa parceira. Essas medidas aumentam a segurança do processo e te dão tranquilidade para aproveitar os benefícios da negociação online de dívidas.

Outro ponto importante a ser analisado é a confiabilidade do site por meio do qual a negociação será realizada. Observe se a parte inicial do endereço do site (https) conta com a letra “s”, porque é isso que garante que a comunicação é criptografada, e se existe um cadeado fechado na barra de endereço do navegador, o que significa que o site possui certificado de segurança. Além disso, vale observar que sites com boa reputação contam com uma Política de Privacidade estruturada e é lá que você vai encontrar informações sobre o uso dos seus dados pelos donos da página.

A negociação on-line de dívidas e a tranquilidade dos consumidores

Rodrigo Costa, co-CEO da fintech de negociação de dívidas Meu Acerto, destacou que o maior benefício que o processo de negociação on-line de dívidas carrega é a possibilidade de oferecer tranquilidade para os consumidores, em um momento já tão delicado. "A pessoa já está enfrentando um momento difícil e está vulnerável emocionalmente e ainda precisa enfrentar a burocracia dos processos tradicionais de cobrança e negociação de dívidas? Não é justo que isso aconteça. O que um processo de negociação de dívida on-line seguro e de confiança faz é, exatamente, descomplicar esse momento, dando para o consumidor endividado a tranquilidade, a privacidade e a autonomia necessárias diante de uma situação de endividamento", ressalta.

Além de conhecer os benefícios da negociação on-line de dívidas, o que o consumidor endividado precisa é saber que milhões de outras pessoas estão passando pela mesma situação e que, por isso, o que ele está vivendo não é motivo de culpa ou vergonha. Nós estamos aqui, para tratar sua situação com empatia e sem julgamento, oferecendo alternativas para você reencontrar a sua tranquilidade financeira e negociar suas dívidas com facilidade e segurança.

Acerto nas Finanças, coluna do Meu Acerto no Inset

Acerto nas Finanças

Powered by Meu Acerto


Compartilhe essa notícia


Esse conteúdo foi útil?

Siga o Inset

Conheça o Inter

De banco digital para plataforma de serviços integrados: o Inter se reinventou e cria o que simplifica a vida das pessoas.