Conheça 4 tendências gastronômicas para ficar de olho

Logomarca da coluna Mesa para Dois, powered by Inter Duo Gourmet

Mesa para Dois

Publicado 05/ago3 min de leitura

Resumo

Descubra o que está bombando no mundo da gastronomia e as novidades que estão tomando conta dos restaurantes no Brasil

Comida afetiva: essa é uma das tendências gastronômicas para os próximos anos. Foto: Pixabay
Comida afetiva: essa é uma das tendências gastronômicas para os próximos anos. Foto: Pixabay

Já não é novidade que a pandemia de Covid-19 trouxe diversas transformações para a sociedade. O impacto no segmento de bares e restaurantes também já é conhecido. Entretanto, o mundo da gastronomia, como um todo, também foi afetado. Novos hábitos, referências e até mesmo grau de importância diferentes foram dados aos alimentos e às refeições.

Nesse contexto, quais são as tendências gastronômicas que todo profissional da área, empreendedor e mesmo os amantes da boa culinária devem ficar de olho? É o que você vai ver a seguir. Confira as principais apostas do que já está bombando no universo da gastronomia.

1 - Comfort Food

Mais do que apenas suprir as necessidades nutricionais do nosso corpo, o comfort food une a alimentação saborosa e a capacidade da culinária em despertar emoções. Também conhecido por culinária afetiva, a proposta traz um toque de nostalgia por meio de aromas, formas, cores e texturas, além do sabor, é claro.

Afinal, quem não gosta de uma comida com gostinho de casa? Ou daquela que te lembra a infância? Essa tendência está muito ligada à culinária regional e ambientes aconchegantes. Afinal, toda a experiência deve contribuir para que o apreciador seja levado pelas memórias positivas ligadas à refeição.

2 - Vegetarianismo e veganismo

Apesar do Brasil ser um dos países que mais consome carne no mundo, uma pesquisa realizada pelo Ibobe apontou que 47% dos brasileiros reduziram o consumo do alimento em 2020. Esse número, apesar de também refletir o aumento no preço da carne no país, também é fortalecido pela tendência do vegetarianismo e veganismo.

Nesse sentido, também aumentaram as ofertas e variedades de pratos sem carne em restaurantes de diversos portes. E até mesmo estabelecimentos focados especialmente nesse tipo de cardápio. Para os adeptos ao estilo, vale pesquisar guias de restaurantes que auxiliem no match perfeito entre a sua preferência e a proposta gastronômica de cada estabelecimento.

Acompanhando o consumo, cada vez mais há o aumento na variedade de pratos veganos e vegetarianos. Foto: Pixabay
Acompanhando o consumo, cada vez mais há o aumento na variedade de pratos veganos e vegetarianos. Foto: Pixabay

3 - Viagem gastronômica

O mundo pós-pandemia também trouxe consigo um sentimento de reviver práticas tradicionais sob uma perspectiva diferente. A viagem com foco culinário voltou à tona com tudo após um período de restrições de locomoção.

Vale destacar que apesar de muitas pessoas de fato viajarem para conhecer novos sabores e lugares, há aquelas que preferem a viagem através da experiência culinária. Como assim? Experimentar uma comida tailandesa, por exemplo, pode te levar a memórias ou mesmo à imaginação de como é aquele lugar. 

No entanto, é importante ter em mente que a comida não consiste apenas no prato em si, mas na entrega de tudo que envolve a experiência, como ambiente, som, aromas, recepção, entre outros.

4 - Culinária coreana

Os amantes de k-pop que o digam. A cultura coreana vem ganhando cada vez mais espaço em todo mundo, e na culinária não é diferente. Os k-dogs chegaram com tudo, sabor, visual e experiência. Mas a variedade desse tipo de cozinha é enorme e envolve uma riqueza de sabores.

A expansão da comida coreana no Brasil já é semelhante ao que aconteceu com a culinária japonesa na década de 80. Por aqui, aumenta cada vez mais a procura por pratos típicos coreanos, que já estão ficando mais acessíveis, tanto no valor dos pratos, quanto na pimenta, que originalmente costuma ser bem mais forte. Também por isso, vem conquistando cada vez mais paladares brasileiros.

E aí, gostou? Siga o Inset em suas redes sociais e conta pra gente as suas experiências gastronômicas!

Até a próxima semana!

Logomarca da coluna Mesa para Dois, powered by Inter Duo Gourmet

Mesa para Dois

Powered by Inter Duo Gourmet


Compartilhe essa notícia


Esse conteúdo foi útil?

Siga o Inset

Conheça o Inter

De banco digital para plataforma de serviços integrados: o Inter se reinventou e cria o que simplifica a vida das pessoas.