As grandes vantagens de se operar com minicontratos

Rodrigo Cohen

Publicado 30/jun3 min de leitura

Resumo

Minicontratos são ótimas opções para operar. Mas por quê? Eu te explico as vantagens

Uma das perguntas que mais recebo. “Por que minicontratos?”. Muita gente opera com eles pois ouviu falar que são bons. “Começarei a investir em renda variável entrando logo de cara nos minis”. Muito bom, mas ficar na impressão não basta. É preciso entender os motivos pelos quais essa opção é vantajosa. Se você foi fisgado pelos minicontratos e ainda não entendeu muito bem o porquê, essa coluna é o lugar certo para se estar. Vou explicar aqui as três maiores vantagens dessa modalidade para que você nunca mais esqueça.

O tripé de vantagens dos minicontratos

Para início de conversa, a primeira grande característica que torna os minicontratos tão atraentes é a liquidez. Em linhas gerais, isso significa que existem - a todo momento durante o pregão - milhões de pessoas comprando e vendendo esses ativos. A todo momento mesmo. Inúmeros players operam com uma infinidade de contratos. Essa liquidez brilha os olhos, afinal, entrar ou sair de uma operação fica muito fácil. Portanto, guarde isso: liquidez é algo que faz muito sentido no trading.

A segunda grande vantagem é a volatilidade. Quer um exemplo? Abra um gráfico de candles em um dia de atividades. Use como base algum ativo de mini índice ou mini dólar. Tente calcular a variação entre a máxima e a mínima desse período. Na enorme maioria das vezes, será possível comprovar que ele alterou significativamente os pontos, seja para mais ou para menos.

E o que isso quer dizer? Se esses ativos “andam” e apresentam boa distância entre as tais máximas e mínimas, eles oferecem muito mais possibilidades de negócio. Nada é pior do que um ativo que fica só lateralizado, sem mostrar nenhuma mudança ou uma grande tendência. Por isso, volatilidade é outra grande vantagem. Ela faz com que você tenha liquidez e chances maiores de ganhos.

Por fim, mas não menos importante, uma característica dos minicontratos que pode ser a melhor e a pior de todas, dependendo da sua atuação: alavancagem. Como eu disse lá no início, o Day Trade te abre as portas para investir pouco dinheiro e operar grandes quantias. Vou além. Esse universo te dá a chance de fazer relativamente pouca força para levantar algo muito pesado.

Caso você tenha uma estratégia adequada, siga ela a risca e respeite o seu gerenciamento de risco, operar alavancado é um motivo-chave que pode te levar a ganhar muito dinheiro em proporção, mesmo ainda não tendo juntado uma quantia tão robusta. As margens de garantia nos minicontratos são baixas, então é viável entrar alavancado e conseguir, às vezes, dobrar o gain em uma operação. No entanto, caso apenas se aventure e especule sem técnica, vai perder sim, não vou te enganar.

Essas três características combinadas podem te levar naquele lugar que você tanto almeja. Por isso eu recomendo os minicontratos. Alguma dúvida? Entre em contato comigo através dos nossos canais de comunicação para perguntas e observações. Esse é um tema que gosto muito de conversar com meus alunos pois é presença constante no dia a dia de atuação deles. Vamos juntos!

Rodrigo Cohen

Trader


Compartilhe essa notícia


Esse conteúdo foi útil?

Siga o Inset

Conheça o Inter

De banco digital para plataforma de serviços integrados: o Inter se reinventou e cria o que simplifica a vida das pessoas.